Assistir Nojoom, 10 anos, Divorciada (2014) online
Ana Nojoom bent alasherah wamotalagah Dublado
Tudo começa com Nojoom (Reham Mohammed) saindo de casa para comprar pão. Chegando na padaria, uma lembrança feia toma a tela e faz com que ela decida fugir não sabemos bem de quem ou do quê. Se o título não fosse Nojoom, 10 anos, Divorciada, o mistério inicial faria mais sentido, porém ainda assim é marcante o momento em que ela finalmente tem acesso ao juiz e declara: "Eu quero me divorciar". Tem início então um novo flashback, gigante, em que o drama completo da pequena é apresentado. O fato de Nojoom estar contando as coisas, no entanto, trata-se de uma mera muleta, logo esquecida. Ela narra até o que não vivenciou, como os momentos que antecederam seu parto, a decepção de seu pai ao saber que tinha ganho uma filha, o dilema de seu nome - a irmã queria Nojoom (que significa "estrela"), mas ele insistiu em Nojood (que significa "escondida") - e a negociação de cavalheiros que consolidou seu casamento.
Nojoom, 10 anos, Divorciada - Foto"Se quiser ir para o Paraíso, case seus filhos", diz a música que embala o primeiro contato da menina com uma noiva. Encantada pelo vestido branco, ela mal imagina o que a espera, ao passo que o público médio consegue sem qualquer dificuldade prever que a seguir será a vez de seu próprio matrimônio, certamente sem qualquer pompa. Assim, de obviedade em obviedade, a trama avança, com a menina vendendo a aliança para comprar uma boneca, abandonando a festa para brincar com as coleguinhas da mesma idade e sendo maltratada pelo misógino pai. Ninguém estranha o fato dela ser uma noiva tão nova. Ninguém explica a ela o que irá acontecer. Ninguém a ajuda. A situação é toda bastante triste e desoladora e só vai piorando, com Nojoom sendo estuprada pelo marido, apanhando e sofrendo maus-tratos diários, preferindo a morte. Uma verdadeira tragédia apresentada sem qualidade técnica, roteiro minimamente bem construído ou atuações aceitáveis. É impossível não pensar que um documentário teria sido muito mais eficaz na transmissão da mensagem, pois a cada cena Nojoom, 10 anos, Divorciada comprova não ter cacife para carregar os temas complexos com que flerta. Apenas a misoginia é explicitada com eficiência.
Talvez a ingenuidade do filme funcione para converter aqueles que não veem erro no casamento infantil, mas para todos os outros acostumados com a prevalência da lei dos homens diante da lei de Deus, o crime é apresentado de forma rasa, além de ser quase justificado (!). Os homens dizem "Case-a aos oito anos e não haverá danos" e o longa responde com "Conhecimento é luz". Realmente é, só que não recuperará a infância perdida por Nojoom e por todas em semelhante situação calamitosa. A afirmação, no contexto, é tão inofensiva e risível quanto a resolução da questão judicial na trama. E meninas continuam casando antes da menarca e morrendo em decorrência disso.
- Ano de produção:
- Nacionalidade:
- Gênero:
- Duração:1h36min
- Com:
- Dirigido por:
- Áudio:Português
ASSISTIR FILME
TRAILER
Assistir Nojoom, 10 anos, Divorciada (2014) Dublado e Legendado em HD, Sugerimos que você assista: