» » Argentina (2015)

Assistir Argentina (2015) online

Zonda: Folclore argentino Dublado

ULTRA HD 4K
18 - 04 - 2017
Carlos Saura é um diretor peculiar, que acredita em um tipo de cinema talvez único na atualidade. Ao invés de desenvolver narrativas, ele explora conceitos através de apresentações de dança e música. Assim foi com Tango, Fados, Ibéria, Salomé e assim é com Argentina, seu novo documentário/espetáculo onde, mais uma vez, envereda pelos ritmos portenhos. Desta vez deixando de lado o tango, já homenageado em um filme próprio na década de 1990.

Argentina - FotoDisposto a vasculhar a musicalidade argentina, Saura dá oportunidade a vários cantores e grupos locais, representantes de ritmos como chamamé, malambo, chacarera, zamba e outros tantos. Por mais que seja impossível diferenciá-los para um leigo, chama a atenção a forma como todos utilizam instrumentos de corda, em seus variados estilos, e também a dramaticidade tão comum ao tango, que se manifesta através das expressões dos intérpretes. É o "sentir a música", como tão bem sabe a brasileiríssima Maria Bethânia.

Nesta nova investigação musical, o diretor apela aos seus já conhecidos elementos cênicos: enormes painéis, que servem tanto para a exibição de imagens quanto das sombras dos próprios músicos e dançarinos, e espelhos para captar os movimentos em diferentes ângulos. Tudo instalado em um galpão localizado em La Boca, bairro emblemático de Buenos Aires, o que tanto facilita a produção quanto dá uma certa autenticidade ao projeto como um todo. Por mais que não seja possível identificar o local dentro da instalação, a proximidade com os vários estilos musicais com certeza auxiliou a pesquisa e a própria apresentação dos músicos.

No mais, Argentina é um imenso espetáculo de música, dança e sapateado. Com homenagens a Mercedes Sosa e Atahualpa Yutanqui, o longa-metragem surpreende com apresentações inusitadas, como o músico que usa as cordas do piano como bateria, e valoriza bastante o lado visual - as típicas boleadeiras não poderiam ficar de fora, é claro. Se não possui o mesmo impacto de trabalhos anteriores do próprio diretor, como Tango e Salomé, ainda assim trata-se de um filme interessante, que merece ser visto especialmente por quem curte este estilo de cinema, mais focado no lado estético do que na narrativa.
ASSISTIR FILME TRAILER