» » Minha Vida de Abobrinha (2015)

Assistir Minha Vida de Abobrinha (2015) online

Ma Vie De Courgete Dublado

ULTRA HD 4K
23 - 10 - 2017
Na era das animações ultrarrealistas, com tecnologia rebuscada e captura de movimentos, é irônico que o conteúdo mais humanista venha dos bonecos em stop motion. Os estúdios Laika, de ParaNorman e Kubo e as Cordas Mágicas, têm usado as limitações do formato como convite para a imaginação de representações lúdicas dos sentimentos. Com seus míseros 66 minutos de duração, o projeto franco-suíço Minha Vida de Abobrinha vai além, construindo um verdadeiro panorama da Europa contemporânea e das angústias que afetam as crianças dentro deste cenário socioeconômico.

Minha Vida de Abobrinha - FotoO protagonista desta história é o garoto Icare, como o Ícaro da mitologia grega, que queimou as suas asas ao alçar voos altos demais. No entanto, o garoto prefere ser chamado de Abobrinha, por um motivo só dele. As crianças possuem sua lógica própria, algo que o diretor Claude Barras e a roteirista Céline Sciamma compreendem de maneira exemplar. Órfão de pai, ele vive com a mãe alcoólatra, até a morte desta por circunstâncias talvez relacionadas a uma atitude do garoto. Sem ter onde morar, Abobrinha é enviado a um orfanato. Seguem então cenas cotidianas da vida com as outras crianças e com os funcionários, profissionais e carinhosos, do local. De modo plausível, o filme foge ao miserabilismo e ao otimismo excessivos.

O maior interesse do projeto surge da combinação entre a simplicidade estética e profundidade na construção dos personagens. O protagonista é criado com grandes olhos azulados, amedrontados, enquanto o orfanato apresenta contornos básicos, porém precisos na geografia dos quartos, corredores e refeitórios. A trilha sonora combina heavy metal com canções assoviadas, e a iluminação impecável – talvez a melhor do cinema de animação em muitos anos – cria uma atmosfera de melancolia e afeto. Estas escolhas vão de encontro à naturalidade das falas e às atuações impecáveis de todo o elenco – em especial Michel Vuillermoz, no papel do policial Raymond. Nenhuma palavra soa entoada demais, procurada demais.

Minha Vida de Abobrinha - FotoBarras cria uma sucessão de instantes memoráveis, atribuindo papel simbólico a gestos mínimos. As cenas em que Abobrinha toca levemente os dedos da garota amada, as crianças órfãs admiram um garotinho brincando com sua mãe, ou ainda o policial acelera o carro para fazer uma pipa voar mais alto são belíssimas. Talvez nas mãos de um diretor e uma roteirista menos habilidosos, este projeto se tornaria um melodrama barato. Mas a narrativa respeita seus personagens e seu público, deixando-o sentir o que quiser diante de um panorama tão vasto de sentimentos possíveis – a alegria das brincadeiras, a tristeza do luto, a raiva do abandono, a esperança de um novo lar.

Ao mesmo tempo, discute-se um funcionamento social bastante pertinente em tempo de crises de refugiados e muros separando nações. Os amigos de Abobrinha são filhos de imigrantes africanos, filhas de pacientes psiquiátricos ou de casais dependentes de drogas. A tia de Camille deseja tê-la em sua casa apenas para receber uma pensão maior do governo, e a garotinha que espera ansiosamente pela mãe decide que não quer mais vê-la quando a mulher aparece à porta. Existe abertura à parte de mistério inerente a cada ser humano nesta trama sem moral da história, sem vilões nem mocinhos, sem explicações excessivas, sem obrigação do otimismo forçado. Minha Vida de Abobrinha é um filme dolorosamente realista e humano.
ASSISTIR FILME TRAILER